RSS

Bolo Escaldado

Esta é uma receita de uma boleira de “mão cheia”, a tia Ione. Fomos vizinhas durante muito tempo na minha infância e  e minha mãe nunca perdeu o contato nem a amizade, ela é daquelas dona-de-casa altamente dedicada que faz tudo com muito capricho e com um tempero especial o amor e a dedicação à família. Talvez seja por isso que tudo o que ela faz fica tão bom, até o café que ela faz tem um sabor diferenciado. Hoje nos encontramos esporadicamente, mas ela deixou muitas receitas especiais que circulam pela família, e este bolo escaldado (como ela chamava) é uma dessas.
Ingredientes
4 Ovos
2 ¹/2 Copos de açúcar (copo americano)
2 ¹/2 Copos de farinha de trigo
¹/2 Colher de sopa de fermento
1 Copo de leite
250 gr de manteiga (não coloque margarina!)
Modo de Preparo
Bata as claras em neve e em seguida coloque as gemas, junte o açúcar e bata bem até ficar um creme homogêneo e esbranquiçado. Coloque o leite para ferver junto com a manteiga. Junte a farinha de trigo com o fermento (peneirado) ao creme de açúcar, vá colocando aos poucos misturando com o leite fervido. Mexa até misturar bem.
Coloque em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo, leve ao forno por 35 a 40 min ou até fazer o teste do palito*.
       * Enfiar o palito de madeira  no bolo se ele sair seco é porque o bolo ficou pronto.
DSCN1764DSCN1765
Pronto!! Agora é só entregar o restinho para a auxiliar de cozinha lamber o fundo da panela!!
O Bolo fica muito bom, macio e não tem erro. Mas como sugere a Chis Campos, se o bolo queimar ou não desenformar legal não se preocupe é só retirar o que não ficou bom, picar tudo e fazer dele uma base para um pavê!! Pode também cortar as fatias de bolo, pincelar com manteiga e levar ao forno fazendo uma torradinha de bolo que é ótima para servir com fondue de chocolate…
Espero que gostem!!! 
By Mel – A Boleira

0 Comentários: