RSS

Meu Jardim

Já faz um bom tempo que tento ter um lindo jardim; queria um daqueles bem decorativos tipo os que vejo em revistas ou em condomínios bem cuidados. Já havíamos feito de tudo, plantado grama por um jardineiro e outro tentamos vários, cada um dizia uma coisa diferente e a cada nova tentativa mais receitas mágicas para acabar com o mato tiririca que crescia desordenadamente.

Quando adubávamos o gramado, sem antes eliminar a praga que é a tiririca, íamos estimulando mais ainda seu crescimento, tornando cada vez mais difícil sua eliminação. A grama acabava morrendo, pois era sufocada pela tiririca que é mais forte e de desenvolvimento rápido.

Então resolvemos começar da estaca zero.

Primeiro chamamos uma empresa que é especializada em jardins, optamos pela competência e simpatia do pessoal da Arte Viva que tem uma equipe responsável por todo o trabalho.

Eles fizeram uma escavação objetivando retirar toda a praga de tiririca que havia, me explicaram que sua raiz cresse meio que em série são pequenas cebolinhas umas ligadas as outras e precisam ser retiradas com muito cuidado para não voltarem a nascer. em seguida colocaram uma camada bem espessa de areia misturada com barro e depois iniciaram a colocação dos tapetes de grama.

Antes de ser colocada a grama eu desenhei exatamente como eu gostaria que tudo fosse. Comprei os tijolinhos de barro e desenhei cada canteiro indicando como seria a colocação dos mesmos. Para o caminho de pedras pedi a um tio que tem uma loja de pré-moldados, a Geomármore que fabricasse pedras de cimento com as medidas que escolhi que foi 60 x 25 cm e 3 cm de espessura. A intensão é que se assemelhasse com dormentes de madeira, pensei até em utilizar uma textura para realçar a semelhança mas depois que dispus tudo no lugar gostei do efeito mais esbranquiçado e deixei assim mesmo.

DSCN2069Para os canteiros circulares escolhi mudas de Podocarpo, depois pretendo colocar argila expandida e pedras brancas em volta delas para destacar mais o canteiro.

DSCN2063

DSCN2072

Para o canteiro retangular que ficou encostado na parede escolhi a Coroa de Cristo, é fácil de pegar e de cuidar e fica com um efeito bem especial quando cresce e é bem podada com aquelas florezinhas bem vermelhinhas.

Para o canteiro retangular que fica abaixo da grade da calçada escolhi o Manto Sagrado, pois acho que sua pigmentação roxa dá um efeito legal com o verde da grama. Comprei uma casinha de barro e colocamos enfiada em uma vara de bambu para depois colocarmos um pouco de alpiste e recebermos a linda visita de pássaros…

DSCN2066 DSCN2065 

Para decorar atrás do banquinho achei que ficaria bom a Espada –de-São-Jorge. Nos vaso de parede foram colocadas a espécie Fitilho. Nos vasos de chão que estão a frente do banquinho escolhi lindas Bromélias (Pasme Bruna, eu adoro Bromélias!!!)

DSCN2067 DSCN2068

Para os vasos que ficaram na garagem achei que os Buchinhos seriam uma boa escolhas, já que ficam bem cheinhos e se bem podados uma linda topiaria.

Bem na entrada da garagem tem também espécies de Mini-lacre e no canteiro que fica virado para a calçada é o Pingo-de-Ouro, estas duas já tinham no jardim e foram somente podadas. As fotos fico devendo para depois.

Não gosto muito de misturar muitas espécies, adorei o resultado final e agora adoro chegar em casa e me ver dando aquele risinho contemplativo ao ver o jardim do jeitinho que eu escolhi e que nós planejamos!

E… que venham as borboletas!!

By Mel – A Paisagista

3 Comentários:

Clarinha disse...

Oi Mel... adorei seu jardim... ficou muito lindo, e o melhor... está transmitindo todo o carinho que vc tem por ele!!!!
Adorei tb conhecer seu espaço e seu jeito caprichoso com as coisas!!! Cheguei até aqui través do post da Bonfa... venha conhecer o meu!!!
www.quesaudadedaamelia.blogspot.com
Beijos
Clarinha

Helena Garcia disse...

OI, Melyssa !

Adorei seu jardim! Ficou gracioso, cheio de vida e percebemos em cada detalhe seu cuidado e carinho com seu lar! Parabéns!!
Querida, cheguei aqui através do blog da Coisas da Bonfa e adorei te conhecer !
Já estou te seguindo e vou linkar seu blog lá no meu, posso?
Passa lá no meu bloguito qualquer dia desses...será uma alegria te receber!

Um beijo grande e um ótimo fim de semana pra vc!
Helena
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

Michelle Sales disse...

Oii Mel td bem???

Conheci seu blog através do blog da Bonfa, daí vim te fazer uma visitinha...

E oh já virei seguidora...

Espero sua visitinha tb...

Bjos.
Mi